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Cantadas de rua: violência de gênero e dominação sob o olhar da análise do discurso

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dc.contributor.author Santos, Bruna Maria de Sousa
dc.date.accessioned 2017-08-25T15:22:17Z
dc.date.available 2017-08-25T15:22:17Z
dc.date.issued 2016-05-17
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14165
dc.description SANTOS, B. M. de S. Cantadas de rua: violência de gênero e dominação sob o olhar da análise do discurso. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A desigualdade entre os gêneros é, ainda, uma realidade atestada nas mais diferentes esferas sociais, sendo reforçada e legitimada pela ideologia machista/patriarcal que, em sua relação com a língua, atua na constituição de sujeitos e de sentidos. É nesse ponto de articulação entre língua e ideologia que emergem os discursos, entre eles, o machista, instaurando significações ideológicas nas maneiras de ser e estar na sociedade. Tal discurso atravessa o processo de subjetivação dos sujeitos interferindo diretamente nas relações entre os gêneros. Essa interferência se dá pela desigualdade ocasionada pelas relações de poder e pode ser observada em diferentes práticas discursivas como as cantadas de rua que, para além do flerte ou da “brincadeira”, instituem formas de coerção e dominação pelas quais mulheres são submetidas frequentemente. Partindo dessa problemática, buscamos analisar o discurso estruturante das cantadas de rua, observando o funcionamento da Ideologia machista/patriarcal e a atuação da Memória Discursiva na perpetuação de preconceitos, estereótipos e, sobretudo, da dominação masculina, ainda em curso na História. Para tanto, coletamos depoimentos de mulheres que já foram vítimas das chamadas cantadas de rua de modo a proceder à Análise do Discurso, descrevendo e interpretando as formas do dizer do sujeito assediador. Assim, contamos com as contribuições teóricas de Pêcheux (1997; 2007; 2010; 2014), Orlandi (2012; 2013), Brandão (2003; 2004), Bourdieu (2002), Saffioti (2004) e Haroche (2013). Os resultados desvelam, nas cantadas de rua, o funcionamento do discurso machista numa produção de sentidos diretamente ligada à autoafirmação masculina na manutenção da desigualdade de gênero por meio da violência e dominação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alfredina Rosa Oliveira do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ideologia pt_BR
dc.subject Memória discursiva pt_BR
dc.subject Patriarcado pt_BR
dc.subject Dominação pt_BR
dc.subject Cantadas de rua pt_BR
dc.title Cantadas de rua: violência de gênero e dominação sob o olhar da análise do discurso pt_BR
dc.type Other pt_BR


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