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Este trabalho sobre “Formação do professor da Educação Infantil” surge com a realização do estágio em Educação Infantil (EI) e, tem por objetivo compreender de que modo ocorre o processo de formação dos professores, que atuam em uma instituição pública municipal, localizada na cidade de Campina Grande-PB, a partir do que diz as professoras pesquisadas. O artigo resulta de pesquisa qualitativa que tem o ambiente natural do estágio da EI, como sua fonte direta para coleta de alguns dados observados e registrados através da aplicação de um questionário junto a 4 professoras da EI, o que vai exigir do pesquisador tanto referências teóricas dos estudos de Campos (1999); Gomes (2009); Kishimoto (2002); Kramer (1992, 1994, 2002); Lanter (1999); Rosenau (2008), entre outros, quanto o estudo de documentos oficiais, neste caso, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 1998 (RCNEI) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) Lei de nº 9.394/1996 e o mais recente documento ainda em fase de discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considerando tais aspectos, conclui-se que, o tratamento do profissional da EI em relação a sua formação vem ganhando significativas conquistas de valorização da profissão, em relação às exigências dadas à formação de professores da primeira etapa da Educação Básica. A realidade investigada nos permitiu observar que as professoras são comprometidas com a educação e, sobretudo, desenvolvem uma prática docente voltada para o cuidado das crianças atendidas pela Instituição de Educação Infantil. Além disso, é consenso entre as professoras investigadas de que a formação continuada do profissional da EI torna-se hoje, imprescindível ao que fazer da prática docente, nesta etapa da educação. |
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