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A leitura é um bem cultural que integra o processo educativo dos sujeitos e possibilita a
compreensão de conhecimentos essenciais para se viver numa sociedade letrada. Acreditamos
que o gosto pela leitura pode levar a um maior empenho no desenvolvimento da habilidade de
ler. Debruçar-se sobre o tema “O desenvolvimento do gosto pela leitura”, justifica-se pela
vivência, durante o Curso de Pedagogia, com a inquietação de algumas colegas já professoras
dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a questão de que boa parte dos seus alunos
não tem interesse pela leitura. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo geral
verificar se as crianças gostam ou não de ler. E como objetivos específicos analisar se as
práticas de leitura de professoras do 5º ano do Ensino Fundamental I podem ter influência
sobre o desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos; verificar a influência da família e
da escola no desenvolvimento do gosto pela leitura das crianças; e identificar obstáculos que
não favorecem a atividade leitora. Nossa hipótese é a de que há dois fatores que não favorece
o gosto pela leitura: 1) o modo como à leitura é trabalhada na sala de aula; 2) o pouco contato
com a leitura no âmbito familiar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo durante dois
dias em duas escolas no município de Remígio/PB, uma da rede pública e outra da rede
privada com o intuito de sabermos se há diferenças relevantes quanto ao gosto das crianças
pela leitura; quanto à influência da família e da escola no desenvolvimento deste gosto.
Utilizamos como instrumento de pesquisa o questionário que aplicamos a uma professora do
5º ano, em cada uma das escolas escolhidas, e aos seus respectivos alunos. Nossas análises
dos questionários se fundamentaram em estudos bibliográficos sobre a temática em questão, a
exemplo de autores como, Zilberman (2007), Leffa (1996), Cagliari (1997), Solé (1998),
Kleiman (2013), Koch e Elias (2014), entre outros. Os dados obtidos, por meio de
questionários aplicados as professoras e alunos não confirmaram o problema de nossa
pesquisa de que boa parte dos alunos não gosta de ler, mas confirmou a afirmativa das
professoras investigadas de que seus alunos gostam de ler. Verificamos que à influência da
família ainda é mínima no tocante ao incentivo à leitura e que fica relegada à responsabilidade
de desenvolver nos alunos o gosto pela leitura. Admitimos que a escola além de ensinar os
conteúdos escolares, deve desenvolver na criança o gosto pela leitura, pois é através dela que
se reflete sobre mundo e se constroem cidadão críticos. Além disso, a leitura é uma fonte de
prazer e descontração, por meio da qual e se desenvolve a imaginação e aperfeiçoa o
vocabulário. |
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