UEPB - Repositório Digital

As tecnologias como ferramenta didática nas aulas do projeto PIBID-Letras/Português

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Chaves, Eloiza de Oliveira
dc.date.accessioned 2017-08-25T15:48:10Z
dc.date.available 2017-08-25T15:48:10Z
dc.date.issued 2017-08-09
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14184
dc.description CHAVES, E. de O. As tecnologias como ferramenta didática nas aulas do projeto PIBID-Letras/Português. 2017. 114f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho em sala de aula com os aparatos tecnológicos e as mídias digitais tem a cada dia ganhado mais espaço, pois usado de uma maneira construtiva, em prol de alicerçar a edificação da aprendizagem dos educandos, é de grande benefício. A pesquisa em análise é do tipo qualitativa, desenvolvida no projeto PIBID-Letras/Português, da Universidade Estadual da Paraíba. Tem como objetivo analisar o uso das tecnologias como ferramenta didática, utilizadas pelos bolsistas do subprojeto “Cultura, Literatura e Criatividade” (CLIC). Este projeto consiste em apresentar a literatura para os discentes, mediada pelos recursos tecnológicos, como forma de agregar conhecimentos, visando a promoção das competências do indivíduo, preparando-o para um mercado de trabalho cada vez mais competidor. O embasamento teórico desse trabalho, no tocante ao uso das tecnologias na educação, foram: Leite (2010), File (2011), Silva (2011), Kenski (2006) e Amora (2011). No que se refere a letramento, foram utilizados documentos oficiais: Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006), e Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2008), além de Martins (2006) e Cosson (2006). Trata-se de uma pesquisa aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, em Campina Grande-PB, no ano de 2016, voltada a alunos do ensino médio, com o objetivo de apresentar a literatura, do erudito ao popular, através de aulas dinâmicas, com conteúdos de cunho social e epistemológico. Tais práticas tidas no projeto foram de grande valia, tanto para os Professores/Bolsistas, quanto para os alunos participantes, pois percebemos que o trabalho do professor interacionista em sala de aula é um recurso que diferencia a prática docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Magliana Rodrigues da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mídias digitais pt_BR
dc.subject Ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.title As tecnologias como ferramenta didática nas aulas do projeto PIBID-Letras/Português pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta