Resumo:
O presente artigo tem como objetivo investigar as contribuições da gestão
democrática no processo de valorização de educação em direitos humanos em uma
escola pública do Rio Grande do Norte. A metodologia da pesquisa configura-se
como qualitativa do tipo inicialmente bibliográfica e posteriormente um estudo de
caso para verificarmos as atividades desenvolvidas na escola em relação a gestão
democrática e educação em direitos humanos. O campo de pesquisa está situado
na Escola Municipal Governador Mário Covas, na cidade de Passa e Fica, no Rio
Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram, uma gestora, um vice gestor e três
coordenadoras pedagógicas. Para fundamentar teoricamente, apresentamos as
seguintes bases: Luck (2008; 2006), Libâneo (2008) Gadotti (1995) para discutir a
gestão democrática e participativa. Para debater sobre a educação em direitos
humanos partimos de documentos legais como o Plano Nacional de Educação em
Direitos Humanos (2007), Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos
(2005) e os autores Dias (2010), Benevides (2007), Candau (2000) que trazem suas
contribuições significativas a respeito do tema. Percebemos através deste estudo,
que na escola campo de pesquisa a gestão de forma democrática vem promovendo
projetos que integram a comunidade escolar na discussão e valorização do tema
educação e direitos humanos.
Descrição:
SILVA, V. dos S. As contribuições da gestão democrática no processo de valorização da educação em direitos humanos em uma escola pública no Rio Grande do Norte. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.