Resumo:
O presente artigo busca verificar a prática lúdica no ensino de geografia a partir de uma experiência na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública no município de Remígio-PB. Atualmente o lúdico enquanto proposta metodológica na EJA tem direcionado um significado social mais abrangente de transformação nas categorias e conceitos geográficos em sala de aula. A partir de propostas lúdicas, o trabalho amplia a participação dos alunos de uma turma da EJA do 9º Ano, mediante a necessidade de novos conhecimentos do processo de ensino e aprendizagem. O lúdico surge em uma situação de resolução de exercício comum para que os alunos que estão em escolarização, aprimorem a aprendizagem no estudo da geografia. O presente estudo estabelece um confronto da teoria com a realidade das aulas tradicionais praticadas em sala de aula, através da aplicação de questionários com parte dos alunos que compõem a turma.
Descrição:
MARQUES FILHO, P. A. O lúdico na prática do ensino de geografia: uma experiência na educação de jovens e adultos. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.