Resumo:
Esta monografia é fruto de uma pesquisa realizada em instituições de Educação Infantil (creches e pré-escolas) no município de Picuí-PB. Nossos objetivos constituíram-se em investigar se as Propostas Pedagógicas das instituições estão em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e analisar as concepções de currículo subjacentes aos discursos de professores de Educação Infantil do município. Nossos principais interlocutores foram: Brasil (2010); Sarmento (2009); Oliveira (2010), Amorim (2011) e Macêdo (2014). Optamos por um estudo de caráter quanti-qualitativo, o qual foi constituído por duas etapas: aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. Colaboraram na constituição dos dados 31 professoras que atuam em creches e pré-escolas municipais, localizadas no campo e na cidade. Os dados produzidos foram analisados através de estatística simples e análise de conteúdo. Constatamos que as professoras possuem uma boa formação acadêmica, porém, apesar de a maioria afirmar ter participado da construção da proposta pedagógica das respectivas instituições, poucas a utilizam como fonte de pesquisa para a elaboração do planejamento escolar. Ademais, demonstraram um frágil conhecimento a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O estudo revelou também que, na visão das professoras, o currículo se constitui em um documento meramente norteador da práxis e selecionador de conteúdos. Por fim, constatamos que a autonomia das professoras, no tocante a reflexão e elaboração das propostas pedagógicas são fragilizadas, em virtude da ingerência do órgão gestor da educação municipal que centraliza as decisões relativas à política e práticas curriculares. Em face dos dados apresentados, concluímos que a voz das professoras e crianças está ausente das propostas curriculares do município de Picuí, tendo em vista que não são garantidas as condições objetivas para as docentes refletirem sobre suas práticas pedagógicas e, conforme um ciclo vicioso, cabe às crianças se sujeitarem/adaptarem à proposta curricular imposta.
Descrição:
MACEDO, C. D. de L. V. A invisibilidade das crianças e professoras no planejamento curricular da educação infantil. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.