Resumo:
O presente artigo buscou compreender o processo de alfabetização, a partir das contribuições de turmas que desenvolvem o PNAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), em uma escola pública do município Fagundes-PB. Os teóricos que embasaram o corpo desse trabalho foram: Soares (1985), Frade (2003), Belintane (2006), Bassouto (2013), que abordam discussões acerca do processo de alfabetização e aquisição do conhecimento, dentre outros teóricos. Como metodologia, elencamos trabalhar com a pesquisa de campo, observando atividades do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I (ciclo inicial da alfabetização) na área de Língua Portuguesa em uma escola de Zona Rural do município de Fagundes-PB. Percebemos que a natureza complexa e multifacetada do processo de alfabetização, bem como os condicionantes sociais, culturais e políticos repercutem nos problemas dos métodos de alfabetização, também nos materiais didáticos utilizados, particularmente da cartilha de pré-requisitos e preparação para a mesma, como também a formação do alfabetizador.
Descrição:
MENEZES, C. S. de. Um olhar acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em uma escola pública do município de Fagundes - PB. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.