Resumo:
O presente artigo intitulado: Uma reflexão sobre o processo da leitura e da escrita nos primeiros anos do ensino fundamental, tem como objetivo refletir sobre o processo de aprendizagem de crianças, nos primeiros anos do ensino fundamental, por meio da leitura e da escrita. A metodologia por nós utilizada está fundamentada na pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, de acordo com os autores como Bogdan; Biklen (1994) e Marconi; Lakatos (1992), abordagem de pesquisa que abrange livros e artigos disponíveis sobre o tema. Com essa caminhada metodológica, atrelada ao nosso objetivo de pesquisa procuramos compreender o processo da leitura e da escrita, no sentido de incentivar a criança, o gosto pela leitura e a escrita, em diferentes gêneros textuais, como, histórias infantis, contos, cartas, notícias de jornais, músicas, bilhetes, jogos e brincadeiras, de modo a reforçar a sua vontade de ler dentro e fora da sala de aula. Para tanto, contamos com a colaboração teórica dos autores, Vigotsky (1983, 1984), Piaget (1997, 1984, 1983) Emília Ferreiro (1981, 1985, 1991, 1996), entre outros. Portanto, esperamos que sendo a escola, o espaço para a construção do saber, possibilite a criança de acordo com seu nível de desenvolvimento, leituras que estimulem e enriqueçam a sua imaginação e a sua criatividade, de modo que num futuro próximo tenhamos escolas, com crianças, de forma autônoma e ativa, exigindo a leitura como prioridade para a construção do seu próprio processo de aprendizagem.
Descrição:
SANTOS, J. T. dos. Uma reflexão sobre o processo da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.