dc.contributor.author |
Albuquerque, Janeleide da Silva Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-28T20:27:57Z |
|
dc.date.available |
2017-08-28T20:27:57Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.15 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14236 |
|
dc.description |
ALBUQUERQUE, J. da S. S. Compreensão de professores da educação infantil acerca dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem humana. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta desse trabalho concentrou-se no estudo da compreensão de professoras da Educação Infantil, acerca dos conceitos de Aprendizagem e Desenvolvimento humano. A investigação deu-se em duas Instituições da Educação Infantil (creche/Pré-escola) no Município de Campina Grande – PB. O instrumento investigativo – entrevista estruturada - possibilitou a análise do modo de compreensão dos conceitos. As categorias para a apreciação dos dados da investigação foram pautadas nos pressupostos filosóficos e metodológicos do materialismo histórico dialético, presentes na obra de Lev Semenovich Vigotski. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar os diferentes níveis de compreensão dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou no enfrentamento e na complexidade das contribuições da Psicologia Histórico-cultural para a formação docente. Tal desafio esteve, não apenas em contribuir com o desenvolvimento dos conhecimentos que essa área disponibiliza, mas em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual sobre desenvolvimento humano, descortinando novos horizontes para a compreensão do psiquismo infantil. Esta pesquisa apontou, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico, de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social, a partir da educação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria da Guia Rodrigues Rasia |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia histórico cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Psiquismo infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Compreensão de professores da educação infantil acerca dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem humana |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |