Resumo:
O vigente trabalho tem por propósito relatar a experiência adquirida no ensino de língua
inglesa a partir de oficinas aplicadas com a utilização do gênero textual “notícia” como
ferramenta na elaboração e planejamento das práticas pedagógicas. Práticas que foram
realizadas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
voltadas ao ensino e aprendizagem do inglês como segunda língua, aplicadas em uma
Sequência Didática (SD) que foram realizadas em uma escola pública estadual da cidade de
Guarabira. Esta pesquisa por se tratar de uma descrição de abordagens e destaque de práticas
de ensino de LI, classificamos seus aspectos como qualitativos. Para nos nortear nesta
pesquisa, buscamos os contributos de teóricos como OLIVEIRA (2014), estudioso do campo
de desenvolvimento de estudos dos métodos de ensino de inglês que nos fundamentam as
análises perpetradas ao gênero e método usados, sendo notados aspectos do ensino e
aprendizagem de Língua Inglesa, além das contribuições a de BALTAR (2004) e BAKTHIN
(1997) a respeito dos gêneros textuais. Na experiência analisada, destacamos os pontos que
maximizaram o ensino/aprendizagem da LI dentro do contexto do alunado, a seriedade e
facilidade na aquisição de conhecimento sobre o gênero textual trabalhado, além dos desvios
e pontos negativos encontrados ao longo da prática pedagógica a qual nos propomos a
experimentar.
Descrição:
NASCIMENTO, L. G. do. O gênero notícia como suporte para o ensino de língua inglesa: uma experiência a partir do PIBID. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.