dc.contributor.author |
Freire, José Gileno |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-31T16:33:16Z |
|
dc.date.available |
2017-08-31T16:33:16Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14379 |
|
dc.description |
FREIRE, J. G. Sequências didáticas no estágio supervisionado: um estudo de caso. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo trata de análise de experiência em Estágio Supervisionado que utiliza a Sequência Didática (doravante SD) como recurso contributivo para o trabalho docente. A pesquisa inicia com o estudo de teorias que ressaltam a importância do Estágio, nas quais citamos Pimenta (2011) ao tratar desse componente como espaço de reflexão da prática pedagógica e Nóvoa (1999) que dialoga sobre a formação docente. Nosso principal objetivo é contribuir com as pesquisas sobre trabalho docente e formação inicial. Para tanto, discorremos sobre o planejamento baseados em Padilha (2001), tratamos da esquematização da SD, bem como do seu caráter sistemático e definição, que de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constitui conjunto de atividades escolares sistematizadas em torno de um gênero oral ou escrito. Descrevemos a aplicação de uma SD em turma de contexto de Educação de Jovens e Adultos (doravante EJA), ao passo que avaliamos o aluno enquanto elemento fundamental para a concretização dos resultados. Nossas reflexões englobam a importância do professor-aluno refletir a sua prática, e enfatizamos o Estágio Supervisionado como uma oportunidade e espaço propícios a esta ação. A pesquisa desenvolvida no período destinado ao Estágio Supervisionado obtém como resultado a participação da totalidade dos alunos nas atividades propostas; a interação nos momentos teóricos e práticos e um consequentemente avanço significativo na aprendizagem do conteúdo abordado e da língua em estudo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Celso José de Lima Júnior |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
Sequências didáticas no estágio supervisionado: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |