UEPB - Repositório Digital

Sequências didáticas no estágio supervisionado: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freire, José Gileno
dc.date.accessioned 2017-08-31T16:33:16Z
dc.date.available 2017-08-31T16:33:16Z
dc.date.issued 2017-08-04
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14379
dc.description FREIRE, J. G. Sequências didáticas no estágio supervisionado: um estudo de caso. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo trata de análise de experiência em Estágio Supervisionado que utiliza a Sequência Didática (doravante SD) como recurso contributivo para o trabalho docente. A pesquisa inicia com o estudo de teorias que ressaltam a importância do Estágio, nas quais citamos Pimenta (2011) ao tratar desse componente como espaço de reflexão da prática pedagógica e Nóvoa (1999) que dialoga sobre a formação docente. Nosso principal objetivo é contribuir com as pesquisas sobre trabalho docente e formação inicial. Para tanto, discorremos sobre o planejamento baseados em Padilha (2001), tratamos da esquematização da SD, bem como do seu caráter sistemático e definição, que de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constitui conjunto de atividades escolares sistematizadas em torno de um gênero oral ou escrito. Descrevemos a aplicação de uma SD em turma de contexto de Educação de Jovens e Adultos (doravante EJA), ao passo que avaliamos o aluno enquanto elemento fundamental para a concretização dos resultados. Nossas reflexões englobam a importância do professor-aluno refletir a sua prática, e enfatizamos o Estágio Supervisionado como uma oportunidade e espaço propícios a esta ação. A pesquisa desenvolvida no período destinado ao Estágio Supervisionado obtém como resultado a participação da totalidade dos alunos nas atividades propostas; a interação nos momentos teóricos e práticos e um consequentemente avanço significativo na aprendizagem do conteúdo abordado e da língua em estudo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Celso José de Lima Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Educação EJA pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Sequências didáticas no estágio supervisionado: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta