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A criança precisa ser compreendida em sua totalidade, sendo ela um ser histórico e social, que constrói seu gênero e sua sexualidade dentro da sociedade a qual está inserida. A qual teve como principais objetivos: compreender o que a literatura apresenta sobre as manifestações da sexualidade das crianças da educação infantil; discutir sobre como os/as profissionais se comportam diante dessas manifestações na escola problematizando as relações de gênero no espaço da educação infantil; e, por fim, identificar como os brinquedos e as brincadeiras refletem as relações de gênero. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas pesquisas bibliográficas juntamente a observações efetivadas durante os estágios realizados no curso de Pedagogia. Os autores que embasam esta pesquisa são: Guacira Lopes Louro (1997-2000), Jeffrey Weeks (2000), Richard Parker (2000), Angélica Silvana Pereira e Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira (2016) e Mariana Ferreira da Silva. Este trabalho vem mostrar as diferenças entre gênero e sexualidade, um pouco de seu contexto histórico e como isso afetou e afeta diretamente os sujeitos que compõem a sociedade. Dentro do espaço ao qual todos fizeram ou fazem parte, a escola, como é hoje, reproduz e estimula espaços já definidos para meninos e meninas, verificando que as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço escolar podem reforçar estereótipos historicamente construídos nas relações sociais e trabalhando assim em favor da permanência de discriminações e preconceitos referentes a identidade de gênero e sexualidade. Contudo, defendo a ideia de que é possível educar para a transformação, se houver uma mudança de mentalidade que está além da reformulação de currículos em cursos de formação de professores. |
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