Resumo:
Este artigo - Los cómics de condorito y el uso de la variación estilístico-pragmática – tem como objetivo geral analisar as tiras cómicas para poder identificar que tipo de registro de linguagem há nelas, através do conhecimento e da compreensão na variação estilístico-pragmática. Partindo de um pressuposto em que a sociolinguística é uma ciência que tem sido estudada de forma mais intensa nas últimas décadas y que atualmente propõe diversos estudos nesta área relacionando a heterogeneidade linguística e a heterogeneidade social, por isso, o presente trabalho pretende contextualizar a partir dos aspectos característicos sociolinguísticos no quadrinho de Condorito. Para realizar a construção de todo o sentido da proposta anteriormente mencionada, foi necessário buscar um aporte teórico nos estudos de Labov (1966 e 1976); Meillet (1921), Calvet (2008) y Bagno (2007). Assim, foi pensado também nos professores de língua espanhola em formação, paralelamente, a importância de desenvolver o estímulo da leitura em suas aulas de língua estrangeira numa realidade escolar
24
fragilizada de compreensão textual. Logo, é importante conhecer, inicialmente, a história do personagem Condorito para um melhor entendimento, e em seguida, contextualizar as teorias aplicando-as nas tiras referidas, já que o trabalho tem a justificativa de sugerir aos professores o uso dos quadrinhos de Condorito como suporte pedagógico em suas aulas de espanhol.
Descrição:
JUSTINO, A. da S. Los cómics de Condorito y el uso de la variación estilístico-pragmática. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.