Resumo:
Este trabalho tem como proposta analisar a obra Os Saltimbancos, publicada em 1977 por Chico Buarque de Hollanda, discutindo a perspectiva bakhtiniana de carnavalização a partir, sobretudo, da representação simbólica das categorias como “a praça pública”, “o riso”, “a máscara” e “o destronamento”. Além disso, este estudo também busca responder o seguinte questionamento: Como a união dos saltimbancos – o Jumento, o Cão, a Galinha e a Gata - se materializou em uma possibilidade de resistência à opressão, exploração, privações e submissão impostas pelos seus antigos donos, a partir da ideia do trabalho coletivo? Através disso, observou-se em Os saltimbancos que a peça desperta a atenção de seus leitores ao abordar, de forma descontraída e irônica, uma reflexão crítica da questão social brasileira. A metodologia utilizada consiste no levantamento bibliográfico de caráter qualitativo. A fundamentação teórica consiste nos trabalhos de HOLLANDA (2013), RABELO (1998), BOLLE (1980), TAVARES (2012), além dos estudos de BAKHTIN (1993) no que se refere às categorias propostas: praça pública, riso, máscara e destronamento, relacionados à teoria da carnavalização.
Descrição:
OLIVEIRA, S. S. de. Juntos somos fortes: a perspectiva Bakhtiniana de carnavalização lida em Os saltimbancos de Chico Buarque. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.