UEPB - Repositório Digital

Leitura, criticidade e posicionamento: trabalhando os valores morais e sociais em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Roberlânia Alves
dc.date.accessioned 2017-09-05T22:58:30Z
dc.date.available 2017-09-05T22:58:30Z
dc.date.issued 2016-06-30
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14446
dc.description BARBOSA, R. A. Leitura, criticidade e posicionamento: trabalhando os valores morais e sociais em sala de aula. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O ensino da língua materna, quando rompe os moldes tradicionais, torna-se uma ponte entre o aluno e o texto. Entre estes dois elementos é possibilitada a interação mútua e correspondente, pois o discente passa a constatar, através da leitura, que a língua portuguesa possui roupagens variadas e que ele é capaz de entrajar-se dela, de acordo com as situações comunicacionais. Com isso, superamos a problemática que muitos jovens do ensino médio enfrentam diante da escassez de argumentos na defesa dos seus pontos de vista perante a sociedade. Para constatarmos os progressos, buscamos, como objetivo geral, analisar, nas atividades dos alunos participantes do subprojeto Nas Trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco, a forma como a competência argumentativa se molda durante a execução da sequência didática que busca o refinamento das habilidades, tanto de leitura, quanto argumentativa dos alunos diante da discussão dos valores morais transmitidos na sociedade. Nossos objetivos específicos buscam averiguar o conhecimento prévio, ou seja, toda a construção de saberes, que os alunos possuíam em torno do tema “Consumismo”, antes de redigirem um texto argumentativo, para então observarmos quais mudanças significativas ocorreram sobre a concepção do tema através da aplicação da sequência didática. O projeto Nas Trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, que através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, se tornou um subprojeto de língua portuguesa que funciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Caic José Joffily, em Campina Grande-PB. Como subsídio teórico, nos apossamos dos documentos oficiais como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM (2006), dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio- PCNEM (2000) e também das palavras dos autores como Antunes (2003) e (2009), Aquino (2007), Bauman (2008), Bräkling (2000), Cândido (1985), Kock e Elias(2006), Marcuschi (2008), Soares (2003). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Magliana Rodrigues da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Artigo de opinião pt_BR
dc.subject Texto argumentativo pt_BR
dc.title Leitura, criticidade e posicionamento: trabalhando os valores morais e sociais em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta