Resumo:
As instituições públicas têm passado por um processo de transição, buscando novas
formas de gerenciar e organizar as informações através da utilização de sistemas de
informação. Esse estudo tem o objetivo de analisar através da percepção dos
usuários, a usabilidade e qualidade da informação contida no software INTERAGE,
utilizado na Gerência executiva do INSS em Campina Grande/PB. O estudo baseouse
em uma abordagem quantitativa, constituindo uma pesquisa exploratória aplicada
com 100 servidores e estagiários da Gerência executiva do INSS em Campina
Grande/PB e agências pertencentes à sua jurisdição. Os resultados revelaram que
em termos de usabilidade, o sistema dispõe de interface de fácil uso, com um baixo
nível de erros, apresenta simplicidade na realização das atividades, além de conter
informações de grande utilidade, entretanto a maioria dos respondentes alegou não
receber treinamento para operar o sistema. Quanto aos atributos da qualidade da
informação, verificou-se que a informação contida no sistema é confiável, atualizada,
relevante, não é tendenciosa e atende completamente as necessidades dos
usuários.
Descrição:
BATISTA, K. F. de A. Usabilidade e qualidade da informação: um estudo da gerência executiba do INSS em Campina Grande - PB. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]