dc.description.abstract |
As frequentes mudanças enfrentadas no cenário socioeconômico produzem um mercado altamente imprevisível, forçando que as organizações estejam bem estruturadas para se manterem no mercado e, por conseguinte, gerarem resultados satisfatórios, este trabalho objetiva propor a implantação do planejamento estratégico para um grupo empresarial da Paraíba. A metodologia utilizada é formada por pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e de estudo de caso. No que diz respeito a formulação do planejamento estratégico, escolheu-se o modelo proposto por Mendonça (2003). Trata-se de um modelo que se adequa a realidade pesquisada. Encontra-se estruturado da seguinte forma: definição da visão, do negócio, da missão e dos princípios; análise dos ambientes internos e externos, através da percepção das oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos, considerando a realidade cotidiana da empresa; estabelecimento dos objetivos, metas e estratégias / ações. Contudo, aspira-se que a empresa ponha em prática o Planejamento Estratégico, afim de que se alcance os resultados esperados. Enfatizando a eficiência das ferramentas administrativas estudadas e contribuindo para um melhor aproveitamento de recursos nesse grupo empresarial, com um processo bem-sucedido frente a competitividade do mercado atual. |
pt_BR |