Resumo:
Já faz muito tempo que a roupa deixou de servir apenas para cobrir as partes intimas do corpo. Existem registros de que no antigo Egito as roupas eram utilizadas para diferenciar as classes sociais, quanto mais ricos, maior era número de roupas que o individuo usava, portanto os escravos andavam nus, ou apenas com uma pequena tanga. Ao passar do tempo as roupas foram adquirindo ainda mais valor simbólico, e atualmente o poder da moda se intensificou, ela tem passado a ser vista pela sociedade em geral e por pesquisadores e estudiosos, não apenas como uma mera futilidade, mas como um dispositivo social, uma forma de linguagem e um meio de comunicação, que serve, entre outras coisas, para diferenciar ou aproximar grupos de pessoas, para demonstrar ou camuflar personalidades e humores.
O objetivo deste relatório é descrever todo processo de desenvolvimento da Revista Ateliê, que tem como tema moda, e busca tratar do assunto de forma aprofundada, mostrando como vem se construindo a relação entre moda comunicação e identidade ao longo história.
Descrição:
GUEDES, S. B; ROCHA, M. J. Relatório técnico revista ateliê: moderna, histórica e contemporânea. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Relatório]