Resumo:
Esta Monografia tem como objetivo debater a publicidade infantil e as consequentes peculiaridades dos hábitos de consumo da criança na sociedade atual, destacando, sobretudo, os fenômenos da adultização e erotização precoce. O debate se faz relevante pois tal premissa tem se constituído objeto de estudo de áreas como psicologia, antropologia, sociologia, comunicação e direito. Como material empírico, foram analisadas peças publicitárias da Lilica Ripilica, de veiculação em outdoors e no site da marca, seguida por uma pesquisa de campo, que buscou obter informações comportamento de crianças entre quatro e onze anos. Abalisaram este estudo, os pressupostos teóricos de autores como Postman (1999), Linn (2006), Sirota (2001), Sant´Ana (2013), dentre outros. Como resultado foi possível apreender a influencia dos estilos e comportamentos insejados nas campanhas da marca em atitudes de consumo das crianças entrevistadas.
Descrição:
SILVA, S. R. M. Inocência perdida: Lilica replicia e o estímulo a adultização e erotização infantil. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]