Resumo:
Neste presente trabalho analisa-se a história da audiência desde suas origens, passando por todos os principais períodos, destacando os seus métodos e conceitos de aplicação a fim de construir um entendimento maior de sua eficácia nos meios de comunicação. Passaremos a elenca-se as empresas de pesquisas de audiência no Brasil e seus principais instrumentos de análise, evidenciando as técnicas atuantes no Rádio, televisão e Web, buscando uma maior assimilação desse universo, pautando as principais características e seus efeitos e impactos comerciais. Paralelamente as análises da audiência iremos destacar fatores que levam ao crescimento comercial e maior desempenho estratégico na grade de programação de emissoras televisivas, em seguida destacaremos segmentos prioritários que contribuem na concretização do lucro para as empresas midiáticas como a publicidade, propaganda e o marketing. O trabalho em suma irá se basear nas pesquisas bibliográficas, exploratória e descritiva no intuito de promover um melhor entendimento do lucro e geração de receitas para o mercado midiático, especialmente para as empresas de rádio, televisão e web.
Descrição:
SILVA, W. D. A. Audiência: o impacto comercial para os meios de comunicação. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]