Resumo:
O modo como nos relacionamos entre si e como nos expressamos culturalmente foi profundamente alterado pela presença, cada vez mais constante e sólida, da tecnologia em nosso dia a dia. O fluxo de informações possibilitado pela internet e a facilidade de acesso às diversas ferramentas de edição levaram ao florescimento de uma nova linguagem, o Remix. Nela, consumidores tornam-se também criadores à medida que não se limitam a apenas receber conteúdos, mas o recriam a todo instante. Nessa perspectiva esse projeto busca refletir sobre a Cultura do Remix, partindo das relações dos fãs com os produtos culturais, mais precisamente no que diz respeito à produção de fanfictions. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com o objetivo de entender como se dá a disseminação e utilização de conteúdos no mundo digital. Ao fim, observamos que os conglomerados de mídia se tornam mais conscientes do poder dessas comunidades para o êxito de seus produtos e procuram aproveitar as atividades de fãs em campanhas de marketing como os concursos de fanfictions realizados pela novela Malhação entre 2015 e 2016.
Descrição:
MIZAEL, B. G. O fim é apenas o começo: uma abordagem da cultura remix sob a perspectiva das fanfictions. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]