Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo reconhecer a importância da contribuição feminina na
educação, através da vivência educacional da professora Maria do Socorro. Registramos, para
operacionalização desta pesquisa, o caminho profissional percorrido pela professora,
enfatizando a sua carreira na docência, suas experiências, seu cotidiano, os obstáculos
enfrentados em sua época e a sua determinação, nos conduzindo a refletir sobre a educação e
o trabalho feminino. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em estudo de
caso, sobre a educação feminina e recolhidos dados biográficos da Professora Maria do
Socorro Rodrigues Amorim, para fundamentarmos à luz dos teóricos Araújo (2010), Libâneo
(2001), Cambi (1999), entre outros. O universo da pesquisa envolveu o cenário da Escola
Normal Pe. Emídio Viana Correia, local onde a educadora em questão atuou. Através das
pesquisas realizadas, percebemos como resultados que a luta das mulheres em busca de seus
direitos como cidadãs foi árdua, que os preconceitos sempre existiram e que alguns perduram
ainda na sociedade. Entendemos, enfim, que o trabalho feminino e a educação são um
processo de construção da dominação masculina; porém, cabe aos docentes questionarem a
ordem estabelecida e permanecerem na luta, enfrentando os obstáculos profissionais,
superando limites e exercendo a sua profissão escolhida com plena dedicação e esperança de
vislumbrar a equidade social.
Descrição:
Farias, I.S. Mulher e educação: a construção do magistério através do exercício profissional da professora Maria do Socorro Amorim. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.