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O presente texto busca compreender os processos de escolha e uso do Livro Didático de
Ciências Naturais em uma Escola Municipal de Campina Grande-PB. Foi desenvolvido
através de uma pesquisa qualitativa, realizada no período de 3 meses, no ano de 2016, na qual
foram analisados documentos oficiais do Programa Nacional do Livro Didático: Guia do
Livro Didático (BRASIL,2015), Edital (BRASIL,2014), Livro Didático de Ciências Naturais
da escola e entrevista semiestruturada com tres professoras dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental. Foi organizado a partir de estudos bibliográficos e observações, fundamentado
nas contribuições teóricas de autores como: Bittecourt (2003), Coracini (1999), Ferreira
(2000), Furmam (2009), Fumagalli (1998), Pretto (1995), entre outros. Abordamos neste
trabalho aspectos relacionados ao Livro Didático e o Ensino de Ciências Naturais, um pouco
da história do Programa Nacional do Livro Didático, principalmente no que se refere a sua
dinâmica na escola. Em relação ao Livro Didático, o qual também passou por inúmeras
modificações, ainda se constitui como principal ou único material didático que orienta o
processo ensino-aprendizagem nas aulas de Ciências Naturais dos anos iniciais. E quanto a
sua escolha, nem sempre atende ao que propõe a política pública do Livro Didático. |
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