Resumo:
O presente trabalho apresenta reflexões sobre a importância na construção da
identidade dos educadores da Educação de Jovens a adultos. Procura situar o contexto
em que vem se desenvolvendo a EJA, bem como as concepções, avanços e desafios
desta modalidade educativa. Resgata a importância do reconhecimento do direito
dado para as pessoas a alfabetização e a escolarização, compreendendo que sua
violação expressa nos diversos preconceitos contra o analfabeto não permitem a
realização de um desenvolvimento social pleno. Para construir este estudo, fizemos
uso de uma pesquisa com caráter bibliográfico, aliado a nossa vivência e percepção
enquanto educadora da EJA. Os resultados reforçam a importância da EJA e de
considerar os elementos da identidade dos educandos, revelados em suas memórias e
histórias de vida para uma atuação mais crítica e consciente nesta área de saber.
Descrição:
ALVES, M. B. de L. A construção da identidade dos educandos da Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre a experiência docente. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.