Resumo:
O presente artigo tem como tema o desafio da escola contemporânea para se
trabalhar transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Este trabalho tem
como objetivos: a) conceituar o que é o TDAH; apresentar um apanhado histórico
acerca da temática; b) discorrer sobre a importância da interação família e escola; e
c) discutir sobre o direito de todos a frequentar o ensino regular. . Para a realização
deste trabalho foram consultados autores tais como: Barkley(2008), Cavalcante
(1998), Golfeto (1992) Maturano (1999), Sampaio (2004). Silva(2009),
Vygotsky(1991), entre. Para realização dessa pesquisa foi adotada como principal
estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica. O trabalho trata ainda da
importância da prática pedagógica adequada que vem auxiliando ao
desenvolvimento dos estudantes com TDAH. Os resultados da pesquisa trazem uma
análise sobre o conhecimento pedagógico das crianças e o desenvolvimento das
diversas fases de aprendizagem das mesmas e reflexão sobre a qualificação
profissional dos educadores e da comunidade escolar.
Descrição:
SILVA, S. E. B. da. O desafio da escola contemporânea para se trabalhar transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios da escola pública contemporânea. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.