Resumo:
Neste trabalho, apresentamos o conceito de competência comunicativa na visão de diversos autores e como essa competência interfere no processo de ensino- aprendizagem, para que o aprendiz seja apto a elaborar enunciados linguísticos, sabendo adequar-se em diversas situações do cotidiano. Levando em consideração que os conhecimentos gramaticais integram uma subcompetência da competência comunicativa, buscamos caminhos e possibilidades para inserir a gramática em sala de aula, por meio de filmes. Mostrando que o cinema nos últimos anos vem tendo uma crescente aceitação como uma ferramenta didática no ensino de línguas estrangeiras, definimos os conceitos dos tempos verbais utilizados para trabalhar a subcompetência gramatical nas aulas de E/LE e mostramos a importância de utilizar os gêneros orais nas aulas de espanhol para estrangeiros. Desenvolvendo para isso unidades didáticas, tendo como base um filme espanhol
Descrição:
BÁRCIA, M. S. Unidades didáticas para aquisição da subcompetência gramatical em E/LE (Espanhol - Língua Estrangeira) mediada pelo cinema. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.