UEPB - Repositório Digital

Concepções dos licenciados do curso de Licenciatura Plena em Química da UEPB sobre a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) em um projeto de extensão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Otacílio José da
dc.date.accessioned 2017-09-28T17:13:16Z
dc.date.available 2017-09-28T17:13:16Z
dc.date.issued 2017-08-21
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14702
dc.description SILVA, O. J. da. Concepções dos licenciados do curso de Licenciatura Plena em Química da UEPB sobre a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) em um projeto de extensão. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa, partindo da ideia de que não há ensino sem aprendizagem. O seu planejamento no contexto da formação inicial de professores, poderá contribuir para melhorar a prática docente do professor de Química, oportunizando uma abordagem de ensino no modelo construtivista. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar quais as contribuições que a construção das UEPS oportunizou no contexto da formação de professores de Química em um projeto de extensão ocorrido no período de 2015-2016 no contexto da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foi aplicado um questionário com licenciandos do curso de Licenciatura Plena em Química. Para interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sinalizam que os licenciandos avaliam de forma positiva as ações do projeto de extensão, bem como se sentem motivados para a sua utilização, o que representa um aspecto positivo para a formação de professores, visando a construção de uma prática docente voltada ao compromisso de desenvolver um planejamento, que possa garantir um ensino de Química construtivista no contexto da educação básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS pt_BR
dc.title Concepções dos licenciados do curso de Licenciatura Plena em Química da UEPB sobre a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) em um projeto de extensão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta