Resumo:
As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa, partindo da ideia de que não há ensino sem aprendizagem. O seu planejamento no contexto da formação inicial de professores, poderá contribuir para melhorar a prática docente do professor de Química, oportunizando uma abordagem de ensino no modelo construtivista. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar quais as contribuições que a construção das UEPS oportunizou no contexto da formação de professores de Química em um projeto de extensão ocorrido no período de 2015-2016 no contexto da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foi aplicado um questionário com licenciandos do curso de Licenciatura Plena em Química. Para interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sinalizam que os licenciandos avaliam de forma positiva as ações do projeto de extensão, bem como se sentem motivados para a sua utilização, o que representa um aspecto positivo para a formação de professores, visando a construção de uma prática docente voltada ao compromisso de desenvolver um planejamento, que possa garantir um ensino de Química construtivista no contexto da educação básica.
Descrição:
SILVA, O. J. da. Concepções dos licenciados do curso de Licenciatura Plena em Química da UEPB sobre a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) em um projeto de extensão. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.