Resumo:
A educação para o exercício da cidadania é função primordial das políticas públicas educacionais, conforme estabelece a constituição brasileira e a legislação de ensino. Essa função vem sendo defendida por muitos professores no Ensino Médio, atribuindo-se a disciplina de Química o papel de proporcionar um ensino crítico, participativo, reflexivo e humano. Desta forma, torna-se importante que o professor desenvolva uma proposta de ensino construtivista, rompendo com o modelo de ensino transmissão-recepção, muito empregado no Ensino de Química. Neste sentido, a presente proposta irá trabalhar com o tema gerador ‘Lixo’ a partir do estudo dos materiais e processos de separação numa perspectiva construtivista, tendo como objetivo avaliar esta proposta com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali- quantitativa. Os participantes desta pesquisa foram 7 alunos do 1º ano do ensino médio. Os instrumentos de coleta de dados foram à escala de Likert contendo cinco perguntas e os mapas conceituais para avaliação da aprendizagem. Para análise dos dados buscou-se representá-los em gráficos que em seguida foram interpretados, articulando-os com os referenciais teóricos da área. Os resultados revelam que os alunos aprovaram a proposta didática com o tema gerador proposto a partir do estudo dos materiais e processos de separação afirmando que ela contribuiu para promover uma aprendizagem significativa nas aulas de química. Em relação aos mapas conceituais, percebe-se que eles apresentam indícios de aprendizagem significativa.
Descrição:
FERREIRA, J. M. de J. Avaliação de uma sequência didática para o estudo dos materiais e processos de separação utilizando o lixo como tema gerador. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.