UEPB - Repositório Digital

Avaliação de uma sequência didática para o estudo dos materiais e processos de separação utilizando o lixo como tema gerador

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Janaína Maria de Jesus
dc.date.accessioned 2017-09-28T17:13:32Z
dc.date.available 2017-09-28T17:13:32Z
dc.date.issued 2017-08-18
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14703
dc.description FERREIRA, J. M. de J. Avaliação de uma sequência didática para o estudo dos materiais e processos de separação utilizando o lixo como tema gerador. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A educação para o exercício da cidadania é função primordial das políticas públicas educacionais, conforme estabelece a constituição brasileira e a legislação de ensino. Essa função vem sendo defendida por muitos professores no Ensino Médio, atribuindo-se a disciplina de Química o papel de proporcionar um ensino crítico, participativo, reflexivo e humano. Desta forma, torna-se importante que o professor desenvolva uma proposta de ensino construtivista, rompendo com o modelo de ensino transmissão-recepção, muito empregado no Ensino de Química. Neste sentido, a presente proposta irá trabalhar com o tema gerador ‘Lixo’ a partir do estudo dos materiais e processos de separação numa perspectiva construtivista, tendo como objetivo avaliar esta proposta com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali- quantitativa. Os participantes desta pesquisa foram 7 alunos do 1º ano do ensino médio. Os instrumentos de coleta de dados foram à escala de Likert contendo cinco perguntas e os mapas conceituais para avaliação da aprendizagem. Para análise dos dados buscou-se representá-los em gráficos que em seguida foram interpretados, articulando-os com os referenciais teóricos da área. Os resultados revelam que os alunos aprovaram a proposta didática com o tema gerador proposto a partir do estudo dos materiais e processos de separação afirmando que ela contribuiu para promover uma aprendizagem significativa nas aulas de química. Em relação aos mapas conceituais, percebe-se que eles apresentam indícios de aprendizagem significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Proposta didática pt_BR
dc.subject Materiais e processos de separação pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.title Avaliação de uma sequência didática para o estudo dos materiais e processos de separação utilizando o lixo como tema gerador pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta