dc.contributor.author |
Ferreira, Janaína Maria de Jesus |
|
dc.date.accessioned |
2017-09-28T17:13:32Z |
|
dc.date.available |
2017-09-28T17:13:32Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14703 |
|
dc.description |
FERREIRA, J. M. de J. Avaliação de uma sequência didática para o estudo dos materiais e processos de separação utilizando o lixo como tema gerador. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação para o exercício da cidadania é função primordial das políticas públicas educacionais, conforme estabelece a constituição brasileira e a legislação de ensino. Essa função vem sendo defendida por muitos professores no Ensino Médio, atribuindo-se a disciplina de Química o papel de proporcionar um ensino crítico, participativo, reflexivo e humano. Desta forma, torna-se importante que o professor desenvolva uma proposta de ensino construtivista, rompendo com o modelo de ensino transmissão-recepção, muito empregado no Ensino de Química. Neste sentido, a presente proposta irá trabalhar com o tema gerador ‘Lixo’ a partir do estudo dos materiais e processos de separação numa perspectiva construtivista, tendo como objetivo avaliar esta proposta com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali- quantitativa. Os participantes desta pesquisa foram 7 alunos do 1º ano do ensino médio. Os instrumentos de coleta de dados foram à escala de Likert contendo cinco perguntas e os mapas conceituais para avaliação da aprendizagem. Para análise dos dados buscou-se representá-los em gráficos que em seguida foram interpretados, articulando-os com os referenciais teóricos da área. Os resultados revelam que os alunos aprovaram a proposta didática com o tema gerador proposto a partir do estudo dos materiais e processos de separação afirmando que ela contribuiu para promover uma aprendizagem significativa nas aulas de química. Em relação aos mapas conceituais, percebe-se que eles apresentam indícios de aprendizagem significativa. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Thiago Pereira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta didática |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais e processos de separação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação de uma sequência didática para o estudo dos materiais e processos de separação utilizando o lixo como tema gerador |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |