UEPB - Repositório Digital

Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático 2015 para o conteúdo de funções inorgânicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Édino Farias dos
dc.date.accessioned 2017-09-28T17:16:43Z
dc.date.available 2017-09-28T17:16:43Z
dc.date.issued 2017-07-18
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14726
dc.description SANTOS, É. F. dos. Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional Livro Didático 2015 para o conteúdo de funções inorgânicas. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A história da ciência tem contribuído para humanizar o Ensino de Química, influenciando diretamente na formação de cidadãos críticos, capazes de se posicionarem frente aos avanços, erros e conflitos da ciência. Dessa forma, torna-se importante analisar como ela tem sido abordada no contexto da educação básica e como o conteúdo histórico está apresentado nos materiais didáticos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar como vem sendo abordada a História da Ciência (HC) para o conteúdo de funções inorgânicas nos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático Para o Ensino Médio (PNLEM 2015). Para a análise dos capítulos, foram utilizados os critérios propostos por Silva e Teixeira (2009), onde a análise foi dividida em categorias. Os resultados revelam que alguns capítulos dos livros não apresentam História da Ciência e não a valorizam em relação ao ensino, reduzindo-a a nomes, datas e acontecimentos isolados, o que não atende aos objetivos propostos pelos documentos oficiais e as pesquisas em Ensino de Química no contexto da Educação Básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Ciência pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Funções inorgânicas pt_BR
dc.title Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático 2015 para o conteúdo de funções inorgânicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta