Resumo:
A história da ciência tem contribuído para humanizar o Ensino de Química, influenciando diretamente na formação de cidadãos críticos, capazes de se posicionarem frente aos avanços, erros e conflitos da ciência. Dessa forma, torna-se importante analisar como ela tem sido abordada no contexto da educação básica e como o conteúdo histórico está apresentado nos materiais didáticos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar como vem sendo abordada a História da Ciência (HC) para o conteúdo de funções inorgânicas nos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático Para o Ensino Médio (PNLEM 2015). Para a análise dos capítulos, foram utilizados os critérios propostos por Silva e Teixeira (2009), onde a análise foi dividida em categorias. Os resultados revelam que alguns capítulos dos livros não apresentam História da Ciência e não a valorizam em relação ao ensino, reduzindo-a a nomes, datas e acontecimentos isolados, o que não atende aos objetivos propostos pelos documentos oficiais e as pesquisas em Ensino de Química no contexto da Educação Básica.
Descrição:
SANTOS, É. F. dos. Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional Livro Didático 2015 para o conteúdo de funções inorgânicas. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.