Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como práticas de leitura e escrita podem auxiliar na aprendizagem de conceitos matemáticos, em particular na Geometria. Para isso, contamos com uma discussão teórica que demonstra o quanto práticas de leitura e escrita ainda são raras nas aulas de Matemática ainda dominada por um excesso de cálculos e fórmulas, como assegura Fonseca e Cardoso (2009). Também a importância de haver situações onde a comunicação na aula de Matemática sejam incentivadas é ressaltada à luz de autores como Smole e Diniz (2001) e Cândido (2001). A pesquisa aqui realizada foi do tipo qualitativa, realizada em quatro etapas distintas com a aplicação de um Questionário e três atividades de intervenção numa turma de 6º Ano. Os resultados obtidos na análise dos dados mostram que atividades que incentivem a leitura e a escrita nas aulas de Matemática podem incentivar a comunicação e a criatividade dos alunos, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem dos conceitos e conteúdos estudados.
Descrição:
SILVA, C. P. Práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.