dc.contributor.author |
Nunes, Jéssica Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2017-10-16T19:15:07Z |
|
dc.date.available |
2017-10-16T19:15:07Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14829 |
|
dc.description |
NUNES, J. O. O conceito de funções no Exame Nacional do Ensino Médio no Biênio 2015 - 2016: uma análise à luz da Teoria Antropológica do Didático. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central analisar as
organizações praxeológicas matemáticas em torno do conceito de funções no bloco
matemática no exame nacional do ensino médio no biênio 2015-2016. A motivação para
realização desta pesquisa surgiu a partir de reflexões durante nossa atuação no Programa Pró-
enem do CCHE – UEPB, ação de extensão universitária que tem como objetivo oferecer a
comunidade do entorno aulas de preparação para a realização do ENEM. Como monitores do
Programa no componente de Álgebra durante cerca de 03 anos, pudemos observar que
embora haja atividades de planejamento para ministrar as aulas, muitas vezes esse
planejamento não dá conta de analisar em profundidade as questões, ou seja, durante o
planejamento o foco é nos conteúdos e na resolução de questões. Assim, quando tivemos
acesso a pesquisa de Ferreira (2016), onde a mesma utilizou a Teoria Antropológica do
Didático de Yves Chevallard e a noção de organização praxeológica para analisar o bloco
tecnológico-teórico em relação ao ensino de funções quadráticas, percebemos o potencial da
teoria para subsidiar o trabalho no Pró-enem. Assim nossa questão de pesquisa é: quais as
organizações praxeológicas em torno do conceito de funções no ENEM nas edições de 2015 e
2016? Para fundamentar nosso trabalho utilizamos os textos de Chevallard (1999),
Almouloud (2007) e Ferreira (2016). Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme
Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como uma aproximação da pesquisa exploratória no
sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Fizemos uma reflexão a partir de uma análise
praxeológica sobre o conteúdo de funções através das questões relacionados ao conceito de
funções. Os resultados apontam para concentração de conteúdos em torno de 5 tipos de
tarefas. As tarefas permitem o uso de técnicas variadas cabendo ao candidato a escolha da
técnica mais econômica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Antropológica do Didático (TAD) |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de funções |
pt_BR |
dc.title |
O conceito de funções no Exame Nacional do Ensino Médio no Biênio 2015 - 2016: uma análise à luz da Teoria Antropológica do Didático |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |