Resumo:
Sabe-se que venda direta é uma ferramenta da comunicação do marketing e que é totalmente relacionada com o contato pessoal. Mas, dependendo de como essa abordagem é feita ao cliente é que este contato torna-se valioso, para tanto faz-se necessário uma orientação de como aproveitar os diferentes valores, que cada revendedora possui, para saber lidar com os já existentes e os futuros clientes. Destarte, este artigo teve como objetivo identificar por ordem de importância os valores pessoais das revendedoras Avon que influenciam na venda direta, em Alagoa Nova – PB. Os procedimentos metodológicos para execução deste trabalho são de abordagem quantitativa, seguida de pesquisas descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 55 revendedoras da Avon, escolhidas aleatoriamente por critério de acessibilidade. O instrumento da pesquisa foi questionário PVQ-21, adaptado de Schwartz (1992), formado por 21 assertivas, distribuídas em dez tipos motivacionais, mensurados através de uma escala de avaliação verbal, adaptada para três categorias: muito importante, importante e pouco importante. Os resultados afirmaram, que na percepção das revendedoras, todos os tipos motivacionais, foram considerado pela maioria das respondentes como muito importante, variando apenas por ordem de importância, onde universalismo obteve o maior percentual e o menor foi estimulação. Face ao exposto, ressalta-se a importância dos tipos motivacionais propostos Schwartz, haja vista que estão relacionados com valores pessoais, metas e interesses orientados no bem-estar tanto individual quanto coletivo.
Descrição:
BRITO, L. M. B. de. Valores pessoais das revendedoras avon em Alagoa Nova - PB. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]