Resumo:
A crescente complexidade do mundo do trabalho e as constantes mudanças que afetam as organizações e seus agentes impõem aos administradores a adoção de novos modelos de gestão capazes de influenciar positivamente o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, o êxito das organizações. Neste sentido o objetivo deste artigo foi identificar os fatores que mais influenciam a motivação e fazer uma análise comparativa dos professores universitários, efetivos e não efetivos, ligados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Campus I. Para tanto se utilizou uma pesquisa exploratório-descritiva sob uma abordagem quantitativa e conduzida sob forma de estudo de caso. Os resultados evidenciaram que nos fatores descritivos (espera) os efetivos e não efetivos atribuíram a todas as variáveis, valores maiores que 3. Nos fatores valorativos efetivos e não efetivos atribuíram menor média para a variável desgaste e desumanização, e maior média para auto expressão e realização pessoal. Para os fatores descritivos (ocorre), os efetivos, atribuíram maior média para responsabilidade, e não efetivos atribuíram maior média para auto expressão, efetivos e não efetivos atribuíram menor média para condições de trabalho. Para os fatores de instrumentalidade, efetivos e não efetivos atribuíram maior média para responsabilidade, os efetivos atribuíram menor média para desgaste e desumanização, não efetivos atribuíram a menor média para recompensa e independência econômica, isto deve estar diretamente ligado ao fato do vínculo a instituição não ser efetivo. Conclui-se, portanto que os fatores descritivos (espera), composto pelas variáveis: auto expressão; desgaste e desumanização; responsabilidade, independência econômica e segurança e dignidade, são os que mais influenciam o processo motivacional dos docentes pesquisados, uma vez que, tanto efetivos como não efetivos atribuíram média maior que três a todas as variáveis.
Palavras-
Descrição:
SOUSA, C. P. da S. Fatores influenciadores da motivação: uma análise comparativa entre docentes do CCSA/UEPB. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]