Resumo:
Este trabalho objetivou conhecer e analisar a relação das publicidades televisivas com os personagens da denominada Terceira idade. Com esse propósito, apresenta uma revisão de literatura sobre a interface entre publicidade e comunicação, discutindo o processo de envelhecimento na sociedade contemporânea. Foram selecionados para observação três anúncios: dois referentes a suplementos vitamínicos, Natufibras e Calcitran B12, e um da cerveja Skol (“Asilo Redondo”), protagonizados por atores idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (DEMO, 1998) e bibliográfica que adotou a técnica da entrevista em profundidade (DUARTE, 2005) para construir um diálogo com idosos do sexo feminino e masculino. Os resultados apontam que o envelhecimento no Brasil ainda é visto com preconceito social e a publicidade televisiva não contribui para minimizar os estereótipos, uma vez que os entrevistados não se sentem representados nos anúncios, demonstrando insatisfação ao classificar somente pontos negativos nas publicidades televisivas analisadas.
Descrição:
ELIAS, L. B. Envelhecer não é o fim: representações dos idosos em anúncios televisivos. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]