Resumo:
O CVV tem como objetivo prestar apoio emocional fraterno a qualquer pessoa necessitada, sendo considerado como um serviço de utilidade pública, de forma sigilosa e gratuita por meio de voluntários que se colocam à disposição para uma conversa de profunda atenção ao sentimento alheio. Assim, o presente estudo parte do questionamento de como a abordagem centrada na pessoa (ACP) auxilia as comunicações em atendimentos por telefone. O trabalho tem como objetivo geral investigar como a abordagem centrada na pessoa (ACP) auxilia a comunicação em um Centro de Valorização à Vida (CVV) na cidade de Campina Grande e especificamente, investigar como a abordagem centrada na pessoa (ACP) é usada nos atendimentos, analisar como essa ferramenta auxilia as pessoas que procuram os serviços, na percepção dos voluntários e avaliar o impacto dos apoios nos valores individuais e socioprofissionais dos voluntários. A pesquisa fundamentou-se em Dockhorn, (2007), Rodrigues (2012), CVV (2003;2004) e Tassinari (2003). Metodologicamente, a pesquisa é classificada como um estudo de caso e foi realizada em duas etapas: a primeira etapa compreendeu uma análise quantitativa dos dados referentes ao perfil dos voluntáriose a segunda consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada. Por meio dos dados, percebeu-se que a Abordagem Centrada na Pessoa é um importante recurso de grande aplicação prática para o trabalho de apoio fraterno desenvolvido no CVV, pois ajuda a pessoa a se sentir ouvida, além de ser uma forma de poder mostrar que a pessoa é capaz de direcionar os rumos da sua vida.
Descrição:
NASCIMENTO, R. de S. Contribuições do uso da abordagem centrada na pessoa (ACP) no centro de valorização à vida (CVV) na cidade de Campina Grande. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]