dc.contributor.author |
Sousa, Ítala Thaís Lima |
|
dc.date.accessioned |
2017-12-06T18:31:53Z |
|
dc.date.available |
2017-12-06T18:31:53Z |
|
dc.date.issued |
2017-03-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15031 |
|
dc.description |
SOUSA, Í. T. L. Reflexões sobre algumas dificuldades em conteúdos matemáticos através da formulação e resolução de problemas: Utilizando textos no sentido Bakhtiniano. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa visa compreender as principais contribuições que a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos podem trazer ao mostrar as dificuldades nos conteúdos Matemáticos, utilizando textos no sentido bakhtiniano para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.Nossa pesquisa é de caráter qualitativo, oriundo do Projeto OBEDUC/CAPES Investigando a Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando conexões entre Escola e Universidade pertencente ao programa Observatório da Educação, CAPES, dando continuidade, o estudo de caso foi realizado na escola E.E.E.F.M Willians de Arruda, localizada em Campina Grande-PB, em uma turma do 8º ano com 28 alunos com faixa etária entre 12 a 16 anos, a pesquisa foi desenvolvida no ano de 2013 dando inicio as atividades na escola no mês de setembro e finalizando as atividades no mês de Dezembro. No desenvolvimento dessas atividades tivemos 3 momentos que foram as entrevistas semi-estruturada com professor e alunos, as sessões de formulação e resolução intercaladas com reflexões e por ultimo à coleta de dados avaliadas segundo os dados do SAEB-Prova Brasil. Os resultados apontam, dessa forma, foi possível verificar as competências quanto aos conteúdos propostos e as algumas dificuldades que foram apresentas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Maria de Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Intertextualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sentido bakhtiniano |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre algumas dificuldades em conteúdos matemáticos através da formulação e resolução de problemas: Utilizando textos no sentido bakhtiniano |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |