Resumo:
Este trabalho de cunho bibliográfico e de projeto de intervenção apresenta uma proposta educomunicacional a partir da apropriação de histórias em quadrinhos direcionada a alunos e professores das séries finais do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos) das escolas públicas municipais. Parte da premissa de que os quadrinhos constituem uma mídia comunicativa favorável à aprendizagem e à transmissão de conteúdos didáticos. Assim, o objetivo é refletir sobre o potencial das HQs como dispositivos pedagógicos. A perspectiva elege o gênero referido para sugerir aos profissionais docentes a criação de oficinas com a utilização do software HagáQuê. A expectativa é demonstrar que esse suporte traz a comunicação para os espaços educativos através de uma plataforma acessível para a criação de diversos conteúdos didáticos.
Descrição:
SILVA, M. G. G. da. Educomunicação e quadrinhos: uma proposta pedagógica em prol da potencialização do processo de aprendizagem. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]