dc.contributor.author |
Gonçalves, Josineide Cardoso |
|
dc.date.accessioned |
2017-12-27T16:43:28Z |
|
dc.date.available |
2017-12-27T16:43:28Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15083 |
|
dc.description |
GONÇALVES, J. C. Prática pedagógica de Matemática: Possível caminho para o trabalho com alunos cegos.
2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo analisar como se dá a construção do pensamento geométrico por alunos com baixa visão e cegos tendo como recurso um bingo contendo conceitos do eixo espaço e forma, adotamos como principais teóricos Lorenzato (2012), Januzzi (1992), Barbosa (2003) e Vigotsk (1997). A pesquisa de campo foi realizada no Instituto dos cegos na cidade de Campina Grande – PB, juntamente a 9 alunos dos anos finais do ensino fundamental II. Os resultados apresentados apontam que o uso de jogos ajuda e auxilia o processo de ensino e aprendizagem destinado a pessoas cegas e com baixa visão, assim como motiva os alunos e contribui para a consolidação dos conceitos que trata dos elementos das figuras geométricas planas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria José Neves de Amorim Moura |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento geométrico |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Prática pedagógica de Matemática: Possível caminho para o trabalho com alunos cegos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |