UEPB - Repositório Digital

Prática pedagógica de Matemática: Possível caminho para o trabalho com alunos cegos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gonçalves, Josineide Cardoso
dc.date.accessioned 2017-12-27T16:43:28Z
dc.date.available 2017-12-27T16:43:28Z
dc.date.issued 2017-11-28
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15083
dc.description GONÇALVES, J. C. Prática pedagógica de Matemática: Possível caminho para o trabalho com alunos cegos. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo analisar como se dá a construção do pensamento geométrico por alunos com baixa visão e cegos tendo como recurso um bingo contendo conceitos do eixo espaço e forma, adotamos como principais teóricos Lorenzato (2012), Januzzi (1992), Barbosa (2003) e Vigotsk (1997). A pesquisa de campo foi realizada no Instituto dos cegos na cidade de Campina Grande – PB, juntamente a 9 alunos dos anos finais do ensino fundamental II. Os resultados apresentados apontam que o uso de jogos ajuda e auxilia o processo de ensino e aprendizagem destinado a pessoas cegas e com baixa visão, assim como motiva os alunos e contribui para a consolidação dos conceitos que trata dos elementos das figuras geométricas planas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Neves de Amorim Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Pensamento geométrico pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Prática pedagógica de Matemática: Possível caminho para o trabalho com alunos cegos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta