Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, esta pesquisa aborda a utilização de metodologia baseada na Resolução de Problemas no processo de ensino- aprendizagem de Função no Ensino Fundamental com o objetivo de identificar se através de uma desenvolvimento na aprendizagem dos conteúdos matemáticos propostos. Para fundamentar este estudo contamos com a contribuição de teóricos como Polya(1978), D´Ambrosio(1997), Smole e Diniz(2006), Dante(2007), dentre outros.Esta pesquisa surgiu de reflexões e debates durante o curso de graduação acerca das dificuldades que a maioria dos alunos e professores encontramao explorar o conteúdo Funçãona sala de aula. O ambiente onde a pesquisa ocorreu foi uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamentalem uma Escola Municipal de Serra Branca - PB, onde diante das dificuldades dos alunos na identificação das questões decidimos investigar e buscar materiais que pudessem facilitar a aprendizagem com compreensão dos conceitos estudados nas aulas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, de acordo com Ludke e Ramos (2000) e Rampazzo (2005), assim como a realização de testes. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados atividades de diagnóstico, pré-teste e pós- teste. Ao final da pesquisa foi possível notar que houve uma compreensão mais significativa por parte dos alunos, especialmente nos conceitos de identificação do que pedia a questão durante os testes.
Descrição:
SILVA, V. F. Contribuições da resolução de problemas na aprendizagem de funções. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.