Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar como uma
professora de educação infantil realiza a mediação pedagógiga no tocante ao
processo de ensino da leitura e da escrita junto a estudantes da Creche Irmã
Santana, no município de Pocinhos/PB. O estudo teve sua fundamentação teórica
respaldada nos seguintes autores: Freire (1981), Vygotsky (1991), Ferreiro (1999),
Weisz (2004), Rego (2012), entre outros. A investigação é de abordagem qualitativa,
com pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada numa turma de pré-escolar
II, com 18 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, por meio de observação e de
entrevista com a professora da turma. O estudo revelou que algumas crianças
encontram-se em níveis de escrita distintos, e que há entre as crianças com nível
mais elevado colaboram, auxiliam na convivência de aprendizagem com os demais
que solicitam ajuda. Do mesmo modo ficou evidente que a educadora é
conhecedora e faz uso da mediação no processo de aprendizagem em benefício de
seus alunos, auxiliando-os a construir o aprendizado de forma reflexiva e na
coletividade com o outro, promovendo uma maior afetividade e a construção
significativa da aprendizagem. Conclui-se, portanto, que a mediação exercida pelo
professor em sala de aula tem papel preponderante no processo de ensino da leitura
e escrita por favorecer e ao mesmo tempo facilitar a percepção dos alunos, por meio
de desafios motivadores propostos na sala de aula.
Descrição:
ARAÚJO, M. G. F. A mediação do professor de educação infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita. 2015. 42f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.