UEPB - Repositório Digital

A mediação do professor de educação infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Maria Goreth Ferreira
dc.date.accessioned 2018-02-05T12:21:06Z
dc.date.available 2018-02-05T12:21:06Z
dc.date.issued 2015-05-28
dc.identifier.other 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15126
dc.description ARAÚJO, M. G. F. A mediação do professor de educação infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita. 2015. 42f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar como uma professora de educação infantil realiza a mediação pedagógiga no tocante ao processo de ensino da leitura e da escrita junto a estudantes da Creche Irmã Santana, no município de Pocinhos/PB. O estudo teve sua fundamentação teórica respaldada nos seguintes autores: Freire (1981), Vygotsky (1991), Ferreiro (1999), Weisz (2004), Rego (2012), entre outros. A investigação é de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada numa turma de pré-escolar II, com 18 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, por meio de observação e de entrevista com a professora da turma. O estudo revelou que algumas crianças encontram-se em níveis de escrita distintos, e que há entre as crianças com nível mais elevado colaboram, auxiliam na convivência de aprendizagem com os demais que solicitam ajuda. Do mesmo modo ficou evidente que a educadora é conhecedora e faz uso da mediação no processo de aprendizagem em benefício de seus alunos, auxiliando-os a construir o aprendizado de forma reflexiva e na coletividade com o outro, promovendo uma maior afetividade e a construção significativa da aprendizagem. Conclui-se, portanto, que a mediação exercida pelo professor em sala de aula tem papel preponderante no processo de ensino da leitura e escrita por favorecer e ao mesmo tempo facilitar a percepção dos alunos, por meio de desafios motivadores propostos na sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marta Lúcia de Souza Celino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.title A mediação do professor de educação infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta