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Esse estudo encontra-se pautado em analisar como ocorreu o processo de formação de uma professora
e o início da construção de sua identidade docente, mediado por experiências vivenciadas nos
componentes curriculares do estágio supervisionado (ES), com uma particularidade: o sujeito em
formação cursou o ES III antes do ES II. Nesse contexto de investigação, situada no campo da
Linguística Aplicada (CAVALCANTI, 1986), a pesquisa em discussão tem como propósito geral
analisar a constituição identitária de uma estagiária, ao produzir um relato de experiência (GUEDESPINTO, 2010), após a intervenção nos ES III e II, no Curso de Letras-Português, da Universidade
Estadual da Paraíba/Campus I. Mais especificamente, pretende-se investigar quando ela se assume
como sujeito sociológico e quando se posiciona como pós-moderno (HALL, 2014); e correlacionar
essas identidades às concepções de estágio como campo de pesquisa, de letramento e de interação
(KLEIMAN, 2012; REICHMANN, 2015). Para embasar essa proposta, será tomada por base a
contribuição de autores como: Hall (2014), para refletir sobre o sujeito identitário, associado à
psicologia da educação, de Cunha (2008) e ao olhar para si, de Hoff (2008); e Pimenta e Lima (2011)
e Kleiman (2012), ao discutirem sobre estágio. Amparada na pesquisa do tipo qualitativointerpretativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), a análise do corpus revela a identidade de um sujeito
sociológico, ao refletir sobre sua postura no ES III, e, posteriormente, um sujeito pós-moderno, ao
cursar o ES II. Em linhas gerais, pode-se afirmar que a experiência de preparar e ministrar as aulas no
ES III contribuiu significativamente para a autonomia desta estagiária, uma vez que, ao cursar o ES II,
teve mais maturidade e determinação frente às dificuldades encontradas, já que sua experiência
anterior foi fundamental para construir sua identidade docente. |
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