dc.description.abstract |
O presente trabalho intitulado “Um estudo sobre os alunos com dislexia em um instituto especial no município de Campina Grande – Paraíba” tem como objetivo observar e compreender o trabalho dos profissionais do Instituto Centro de Atendimento Especializado com o aluno disléxico, para superar as suas dificuldades de aprendizagem, tanto na leitura, quanto na escrita e na soletração, bem como, a utilização dos recursos pedagógicos e estratégias didáticos por eles utilizados. No encalce desse objetivo, caminhamos através da pesquisa qualitativa, tendo como referencial Malheiros (2011); Ludk (1986)de abordagem exploratória e descritiva (GIL, 2007). Para um melhor desenvolvimento da referida pesquisa buscou-se ancoragem em estudiosos como Novaes (1997); Ciasca (2006); Teles (2004); Alves 2011), entre outros, os quais fizeram uma melhor compreensão a cerca de um conhecimento específico em relação à dislexia, não como dislexia, não como uma doença, mas, como um distúrbio neurológico que compromete o desenvolvimento cognitivo do aluno, em consequência, dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita. Merece destaque a formação dos profissionais em especializações para este fim. E, apesar de existir um número considerado de alunos disléxicos na referida instituição, ainda há uma grande fila na espera de atendimento, o que demonstra um crescimento preocupante de crianças com distúrbio neurológico, o que requer uma maior atenção do poder político pedagógico com investimentos, de modo que a instituição possa ser ampliada para melhorar o atendimento desse público. |
pt_BR |