UEPB - Repositório Digital

O Facebook no ensino das séries iniciais da educação básica: conectando saberes, promovendo aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Clementino, Valdenice Elaine dos Santos
dc.date.accessioned 2018-02-05T13:15:09Z
dc.date.available 2018-02-05T13:15:09Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other CDD 371.334
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15141
dc.description CLEMENTINO, V. E. dos S. O Facebook no ensino das séries iniciais da educação básica: conectando saberes, promovendo aprendizagem. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo, refletimos sobre as tecnologias em sala de aula como ferramenta auxiliadora no processo ensino aprendizagem, foca no uso da rede social Facebook buscando analisar seus benefícios e possíveis resultados pedagógicos na formação educacional dos alunos nas séries iniciais. Esta pesquisa, tem como norte analisar contribuições pedagógicas proporcionadas pelo uso do facebook no ensino das séries iniciais, interconectadas à prática docente e aos saberes prévios dos alunos na Educação Básica. Apoiamo-nos em alguns teóricos como suporte necessário a exemplo de Motta (2003), Nelson Pretto (2011), Raquel Recuero (2014), Morin (2014), Roger (2014), Santos (2014), Porto (2014). Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, instrumentalizando a pesquisa com aplicação de questionários, observação de campo e uso de uma página especifica dentro da rede social como instrumento para coleta de maiores informações. Esses questionários foram respondidos pelos alunos de uma sala do 5º ano, do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB, com faixa etária de 10 a 13 anos de idade, assim como a professora da sala em estudo. Verificamos que o Facebook pode ser um facilitador e auxiliador no ensino aprendizagem, tendo atrativos para tornar-se um instrumento valioso na sala de aula, porém deve ser utilizado de maneira coerente, com objetivos e planos elaborados para obter resultados satisfatórios na rotina da sala de aula, auxiliando em novas propostas educacionais visando à elaboração de novos métodos de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Facebook pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title O Facebook no ensino das séries iniciais da educação básica: conectando saberes, promovendo aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta