Resumo:
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de literatura nas escolas públicas. Para isso,
apresentamos duas formas distintas de se trabalhar o texto literário em sala de aula. A
primeira diz respeito ao que Soares (2006) nomeia como escolarização inadequada da
literatura, em que o texto literário é visto apenas como mero objeto para a realização de
atividades escolares. A segunda apresenta uma proposta centrada no letramento literário, visto
por autores como Cosson (2006) e Rösing e Zilbernam (2009) como uma forma de realizar
um trabalho eficaz com a literatura no ambiente escolar. Também apresentamos a
compreensão que os alunos têm do ensino de literatura, dado esse obtido por meio da
aplicação de questionário em uma turma de 25 alunos do curso Pró Enem da UEPB, oriundos
de Campina Grande e cidades circunvizinhas. O resultado nos permitiu conhecer como o
ensino de literatura foi desenvolvido nas escolas destes estudantes, a importância dada por
eles à presença desta disciplina no currículo escolar e algumas propostas para implementação
de melhorias neste ensino.
Descrição:
ALMEIDA, T. T. Literatura na escola: o que pensam os alunos do pró ENEM da UEPB? 2017. 25 f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.