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O presente estudo busca fazer uma discussão sobre a surdez e algumas de suas particularidades, especificamente: a “surdez adquirida” e a sua influência para a formação da identidade surda, considerando o papel da língua de sinais. Esse processo deu-se a partir da vivência em uma Escola de Surdos numa pequena cidade no interior da Paraíba, Aroeiras. Nossa intenção é proporcionar uma reflexão sobre fatos que contribuem para a formação de identidades, mais precisamente de identidades surdas. Para tanto dedicamos atenção a identidade surda de um determinado sujeito com surdez adquirida aos 10 (dez) anos para ver como esse processo havia se dado. Esta pesquisa fundamentou-se na hipótese de que na formação da identidade de uma pessoa com surdez adquirida, o aprendizado e o domínio da Língua de Sinais é a melhor maneira para inseri-la no convívio social. Neste sentido, trazemos tanto a discussão acerca de estudos já realizados sobre a temática, quanto às informações coletadas no decorrer da pesquisa. Em meio a essa discussão sobre surdez, o que nos chamou mais atenção foi a identidade do sujeito que perdeu a audição, pois despertamos um interesse maior pela surdez adquirida, justamente por almejarmos entender melhor como se deu essa transição de ouvinte para Surdo; de que maneira se deu a adaptação desse sujeito para com essa nova forma de comunicação (fazendo uso do bilinguismo com falas oral e sinalizada), falas essas muito próprias de Vandinaldo viver e conviver em sociedade. Os envolvidos na pesquisa foram dois ex-professores ouvintes, duas ex-professoras (uma Surda e outra ouvinte), duas pessoas da família, além de Vandinaldo, nosso Surdo em questão. Estas pessoas foram escolhidas para participarem da nossa pesquisa, por terem informações do nosso interesse, já que acompanharam Vandinaldo em boa parte de sua caminhada. Metodologicamente esta pesquisa pode ser definida como um Estudo de Caso, de natureza exploratória e descritiva, já que objetiva conhecer em profundidade uma dada situação. Por se tratar de uma pesquisa educacional utilizamos a abordagem de cunho qualitativo e desenvolvemos nosso estudo a partir de uma pesquisa bibliográfica. Usamos para a coleta dos dados entrevistas (semi-estruturadas) e observação. Em relação à pesquisa teórica, para dar suporte à nossa pesquisa, foram lidos alguns estudiosos como: Hall (2002), Marchesi (2004), Moreira (2008), Dorziat (2009), Lima (2011), entre outros. Os resultados obtidos por meio da pesquisa, que deu origem a este trabalho, revelaram a existência de uma enorme complexidade em relação à formação de identidades, impondo limites em relação à pessoa Surda, para com a vivência em meio à sociedade ouvinte. |
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